12/07/2011

De volta para o futuro

Durante quatro dias a moda tomou conta de Berlim com dois grandes eventos: a feira de streetwear Bread & Butter, que comemorou 10 anos de aniversário nesta edição, e a Semana de Moda da cidade, que aconteceu em uma tenda armada em frente ao Portão de Brandemburgo - no lugar onde um dia esteve o Muro de Berlim.

 

A cidade entrou num estado de espírito diferente. Em Mitte, todas as lojas ficaram abertas até mais tarde para acompanhar a celebração da B&B. Aqui uma intervenção do coletivo ”Sleep is Commercial” - um grupo de músicos e designers italianos, que promoveu o seu trabalho com balões de gás em carros antigos.

 

Mas na verdade não há nenhuma razão para realmente usar um carro em Berlim. Tudo pode ser feito facilmente de bicicleta. Aqui três meninas voltam de um desfile – impensável em Londres, por exemplo.

 

A feira Bread & Butter está se tornando maior a cada ano. Esta edição eles atingiram a marca de 600 expositores vindos do mundo inteiro. Sua festa de aniversário foi como um festival de rock. O local em si já vale a visita: o Aeroporto Tempelhof. O aeroporto foi desativado há alguns anos e a idéia é transformar o espaço em um parque. O edifício é por enquanto usado somente para grandes eventos.

 

É verdade que às vezes Berlim tem algo de “Mad Max” devido a todos os bombardeios da Segunda Guerra Mundial e aos espaços desertos que ainda são possíveis de encontrar. Embora esta faceta esteja desaparecendo devido ao processo de gentrificação que a cidade vive, a aspereza sempre estará no coração de Berlim - que aprendeu a sobreviver às adversidades durante os tempos difíceis. No lado esquerdo, uma escultura no “jardim” da B&B. No lado direito, o uniforme fashion da equipe de Tempelhof.

 

O pôr do sol ilumina o hall de Tempelhof através de  janelas enormes. Tem algo de Tate Modern ali. Ou o contrário, pois na verdade Berlim tem mais galerias de arte e museus do que qualquer outra cidade na Europa. Vale a pena dar um Google para saber mais detalhes sobre este edifício e sua história controversa.

 

Nas ruas há um desejo muito forte por roupas vintage. No lado esquerdo, o modelo Jakob usa uma bermuda com pregas. No lado direito, um designer com sua camiseta Adidas vintage.

 

Na verdade o uso de peças vintage não é realmente uma surpresa se ​​você pensar na oferta enorme de brechós e nos preços acessíveis. O estilo retrô faz parte do estilo Berlinense também, de certa forma.

 

Nas passarelas da Berlin Fashion Week, outro favorito: streetwear. Longe do glamour e sofisticação de Paris, o DNA da moda de Berlim é o look casual, urbano e descontraído. À esquerda, apresentação do estilista Patrick Mohr e à direita, apresentação da grife dinamarquesa Wood Wood.

 

A cidade tem locais interessantes para seus desfiles de moda. Este aconteceu no pátio de um prédio industrial desocupado no bairro Wedding.

 

A cidade também tem um lado moderno e jovem, que olha para o futuro.

 

Muitos jovens designers e artistas não têm medo de provocar com idéias criativas ou adotar a tecnologia em seu trabalho. É o caso da designer Iris van Herpen, da Holanda, que mostrou sua coleção na cidade pouco depois de mostrá-la em Paris, durante a temporada de alta-costura. Iris tem apenas 27 anos e fez um dos shows mais emocionantes. Ela foi aplaudida várias vezes pela platéia.

 


“Moderno” na verdade não é uma palavra precisa para descrever as coisas em Berlim. Talvez nem “pós-moderno” porque elas podem ser mais rápidas que isso. Tudo é construído e reconstruído o tempo todo. O mais novo prédio é o Humboldt-Box, na avenida Unter den Linden. Ele abriu as suas portas neste verão com um monte de críticas por causa da sua aparência monolítica e porque está localizado na ilha dos museus, onde o aspecto geral dos outros prédios é clássico.

 


No entanto, é à noite que a “caixa” mostra suas verdadeiras cores. Mas não por muito tempo… Em poucos anos ela será desmontada para dar lugar a uma réplica do palácio histórico alemão (Stadtschloss) que ficava neste lugar e que agora será reconstruído. Tudo bem. Berlinenses secretamente sabem que não importa se falamos de passado ou presente: aqui estamos sempre de volta para o futuro.

 

Fotos: Hermano Silva © 2011

 

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS SOBRE BERLIM OU AQUI

  • Paulo

    the future is the theme of the moment… Sometimes I wish to be as visionary as Berlin is…

  • http://essence-of-entities.blogspot.com Diana

    Lovely!

    Captured the installation of the “Sleep Is Commercial”-collective, too :)

    And for the ones who’d like to get to know more about the Berlin-based collective visit their website shown below:

    http://www.sleepiscommercial.com/Fashion/

    Best wishes from Berlin
    xx

  • http://www.istoneverfar1hgh8.com Meryl Mcnees

    I the efforts you have put in this, thanks for all the excellent articles .