24/06/2011

Quando não se tem o original…


John Galliano

 

John Galliano

 

John Galliano

 

John Galliano

 

Paris, Primavera-Verão 2012 – Diferente da moda entre as mulheres, a moda masculina parece se mover mais lentamente, com períodos de transições maiores entre uma tendência e outra. A semana de moda masculina parisiense que começou na última quarta-feira, dia 22, parece confirmar esta teoria.

O que vimos nos desfiles do terceiro dia foi mais daquilo com o qual já estamos familiarizados. Vimos muitos xadrezes na apresentação de Junya Watanabe, mais listras na bela apresentação de Kris Van Assche e cores vibrantes nas coleções de Walter Van Beirendonck e do brasileiro Gustavo Lins.

A nova possibilidade que começa a surgir nesta temporada é o uso da cor branca em looks dos pés a cabeça. Este foi o visual proposto no terceiro dia pelos estilistas mais influentes como Riccardo Tisci para a Givenchy, Rei Kawakubo para Comme des Garçons e Stefano Pilati para Yves Saint Laurent.

O dia também foi marcado pela apresentação da marca John Galliano, a primeira coleção apresentada sem a mão do seu fundador. Desde que sofreu as acusações de antissemitismo em fevereiro deste ano, John foi afastado das marcas para o qual trabalhava. No caso do desfile de hoje, a equipe do estilista – liderada a partir de agora por Bill Gaytten - deu continuidade ao seu trabalho, mas sem aquele toque de exagero pelo qual o inglês é conhecido.

O que vimos desta vez foi uma coleção inspirada na vida cultural de Londres dos anos 1960. Mais comercial que antes, ainda sim tinha a identidade marcante das criações do estilista. Na passarela os modelos estavam vestidos no mesmo estilo dos pintores David Hockney e Peter Blake. No final eis que surgem também clones do próprio Galliano. A difícil situação em que a marca se encontra parece espelhar um dos grandes dilemas da moda: quando não se tem o original, vai com a cópia mesmo.

 

Mais imagens dos desfiles do dia:

 

Junya Watanabe

 

Junya Watanabe

 

Julius

 

Gustavo Lins

 

Gustavo Lins

 

Walter Van Beirendonck

 

Kris Van Assche

 

Kris Van Assche

 

Texto e fotos: Hermano Silva © 2011

  • paulo

    no desfile do walter, só os machos na primeira fila, bapho!