24/06/2012

Especial Pitti Uomo: as exposições

 

FLORENÇA - Uma das principais atrações da feira Pitti Uomo é fazer uma grande exposição a cada edição aproveitando prédios e espaços históricos da cidade. Em 2011, por exemplo, a marca Trussardi celebrou os seus 100 anos com a exposição da sua coleção de arte contemporânea na Stazione Leopolda, enquanto a artista americana Andrea Zittel foi convidada para mostrar as suas obras no Palazzo Pitti em 2010.

Nesta edição foi a vez da marca Stone Island que abriu uma exposição para celebrar os seus 30 anos na última terça-feira (19.06). Conhecida por sua pesquisa altamente sofisticada de tecidos (o dono da marca inclusive já trabalhou com cientistas da NASA), a Stone Island foi fundada na Itália em 1982. Desde então conquistou e manteve o seu status com suas jaquetas utilitárias para todos os tipos de situação.

A curadoria da exposição é dos stylists ingleses Simon Foxton e Nick Griffiths que dividiram a mostra em 10 blocos temáticos: “Coatings, treatments and dyeing techniques”, “Chromatic room”,  “Steam room”, “Stone Island Shadow Project”, “Meshes”, “Knit Research”, “Paper room”, “Special Projects”, “Thermosensitive room” e “Motion Scrapbook”.

 

Na entrada o ‘Vertical Army’: manequins idênticos vestindo parkas Pure Metal Shell – tecido 100% de aço inoxidável.

 

É impressionante o escopo da pesquisa de tecidos desenvolvida pela marca ao longo dos anos. Entre as mais de 200 peças expostas é possível encontrar parkas feitas com tecidos termo sensíveis que mudam de cor conforme a temperatura ambiente e que começaram a ser desenvolvidos ainda em 1988. Ou ainda jaquetas que são feitas com tecidos leves como papel mas resistentes como metal, assim como tecidos reflexivos que brilham no escuro (comercializados a partir de 1991). A exposição vem no timing certo, dando contexto a uma das tendências da moda masculina vista nas passarelas desta temporada: os tecidos reflexivos e tecnológicos.

Veja abaixo um interessante vídeo com o proprietário e diretor criativo da Stone Island, Carlo Rivetti, apresentando a sede da empresa em Modena e falando sobre o desenvolvimento de tecidos exclusivos:

 

 

 

Stone Island 30
Quando: Até 7 de julho de 2012
Onde: Stazione Leopolda, Florença

 

 

MARILYN – MUSEO FERRAGAMO

 

Outra exposição também inaugurada durante a Pitti Uomo foi “Marilyn” no Museu Salvatore Ferragamo onde também fica a sede da empresa. Este ano marca a data de 50 anos da morte da atriz norte-americana.

Sr. Salvatore começou a sua carreira fazendo sapatos para estrelas de Hollywood e chegou a colaborar com Marilyn quando ainda eram vivos. Sapatos e vestidos icônicos da atriz, como aquele desenhado por William Travilla para o filme “Os Homens Preferem As Loiras” (foto), estão à mostra.

Marilyn
Quando: Até 28 de Janeiro de 2013
Onde: Museo Salvatore Ferragamo, Florença


Fotos: Hermano Silva e Stone Island/divulgação © 2012