7/05/2012

Conversas possíveis: Hedi Slimane e Raf Simons

 

A partir do dia 7 de maio a cidade de Nova York e o mundo da moda vai estar com os olhos bem abertos para acompanhar a nova exposição do Metropolitan Museum. Intitulada “Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations” (em português, Schiaparelli e Prada: Conversas Impossíveis), a mostra vai traçar paralelos entre os trabalhos de duas estilistas italianas: Elsa Schiaparelli (1890-1973) e Miuccia Prada (1949).

Inspirado no título da exposição, decidimos publicar aqui algo na direção oposta: as conversas “possíveis”, em referência ao diálogo entre outros dois estilistas: o francês Hedi Slimane (foto acima à esquerda) e o belga Raf Simons (à direita). Slimane retorna à maison Yves Saint Laurent, onde trabalhou entre 1997 e 2000, para assumir o controle total da direção criativa da marca. Simons, por sua vez, é o novo designer criativo das coleções feminina e de alta costura da marca Christian Dior. Eles vão mostrar os primeiros resultados nos respectivos empregos nas próximas temporadas de desfiles de julho e outubro em Paris.

Na verdade, o diálogo (ou seria competição?) que pode ser estabelecido entre esses dois nomes tendem a ser no mínimo algo frutífero. Slimane e Simons têm muito em comum. Ambos aprenderam o ofício de estilista na moda masculina: Hedi Slimane fez os jeans skinny populares em todo o mundo, quando ele ainda era diretor criativo da Dior Homme, e Raf Simons desenvolveu um novo senso de masculinidade, mais jovem e frágil, nas coleções de sua grife de mesmo nome fundada em 1995.

Simons na verdade foi por muito tempo conhecido apenas na cena parisiense e durante anos preferiu não dar entrevistas. Foi só quando ele assumiu a direção criativa da marca Jil Sander em 2005 que seu trabalho e influência podem ser notados. Não obstante, suas primeiras coleções de moda masculina são surpreendentemente atuais e usáveis.

Juntos esses dois nomes talentosos provocaram mudanças importantes no guarda-roupa do homem contemporâneo: ambos foram responsáveis por colocar a silhueta esguia na moda (Raf Simons às vezes é creditado por ter proposto a ideia muito antes de Slimane) e ambos aceleraram a mistura entre a música, arte e moda na era digital – já que ambos têm um enorme interesse em música e cultura jovem. As semelhanças ainda podem ser vistas através da preferência de ambos em trabalhar com modelos não-profissionais em seus desfiles (muitos deles adolescentes das ruas de Berlim ou Paris).

Mas as comparações devem parar por aqui: Slimane e Simons talvez decidam trilhar caminhos muito diferentes em suas respectivas novas funções ao criar coleções de moda feminina. Afinal de contas cada um deles terá de revisitar o legado de duas maisons que historicamente sempre foram rivais: Yves Saint Laurent e Christian Dior.

O tempo dirá como este diálogo vai acontecer… No meio tempo você pode aprender mais sobre estes dois estilistas e o trabalho deles aqui: nós preparamos um quiz para você testar seus conhecimentos sobre os futuros reis da moda.

 

Confira abaixo e clique no botão “Start”!
(Caso o teste não apareça, clique  aqui  para respondê-lo em uma nova página) 

 

Texto, quiz e colagem: Hermano Silva