27/07/2012

Street style de verão: parte 2

A maioria dos homens tem medo de experimentar ou correr riscos ao se vestirem formalmente. É claro que para impressionar depende muito do estilo e atitude de cada pessoa. Mas existem muitos truques que fazem a alfaiataria tornar-se também um ‘statement’ pessoal.

A segunda parte da nossa reportagem de street-style de verão concentra-se nas roupas formais. Nós selecionamos alguns dos looks mais interessantes das ruas de Londres e Florença para inspirá-lo com algumas idéias.

LEIA AQUI A PRIMEIRA PARTE DO ESPECIAL DE STREET STYLE

Como estes cavalheiros nos ensinam: quando se trata de moda masculina todo o segredo está nos detalhes!

 

“Sprezzatura”. Essa é a palavra certa para descrever o jeito descontraído e “sem esforço” com o qual alguns italianos se vestem. Não é só a jaqueta leve e desestruturada ou o chapéu Panamá que faz o Sr. Luciano Barbera encantadoramente “displicente”, mas a forma como ele amarrou a gravata: com a parte de trás maior do que a da frente.
 


Outro exemplo de Sprezzatura vem do editor de moda americano Bruce. Ele mostra como combinar dois itens muito diferentes: uma camiseta do dia-a-dia e um lenço de seda, para a noite. É sobre uma boa combinação de cores e uma certa despreocupação.
 


O “descuido estudado” pode ser revelado através de uma camisa que não foi passada. Aqui, o espanhol Jorge mostra como usar o look – ele combina a camisa com um blazer casual e calça de algodão branca.
 


Para aqueles que querem se arrumar mais, apesar do calor do verão, há o blazer clássico de abotoamento duplo em algodão que pode ser usado com calça de alfaiataria e sapatos sem meias.
 


A gravata de tricô é um item favorito entre os italianos. Neste verão o acessório está de volta, aqui em uma versão de listras horizontais – bastante presente nos corredores da Pitti Uomo, em Florença.

 

Outro exemplo de gravata de tricô, mostrado pelo italiano Luigi. Ele combinou com jeans e um blazer de corte mais curto. As pulseiras que ele está usando são muito populares entre os jovens italianos.

 

Não é porque ele é Ronnie Wood dos Rolling Stones, mas sua jaqueta azul royal é incrível. É necessário um pouco mais de ousadia para a aquisição de um blazer colorido e vibrante como esse. Esteja certo de que ele cria o efeito “cheguei” em qualquer lugar.

 

Por hora o americano Nick é o mais fotografado durante as semanas de moda. Seu estilo influencia muitos, se é que não lança novas tendências. Aqui ele mostra como usar um look que surgiu nas passarelas desta temporada: a combinação de bermuda com blazer. Tudo, claro, na sua maneira muito própria, com a parte de baixo estampada de poás e um blazer rosa.
 

O bigode Howie de Nick é divertido e revela a sua relação com a moda. Barba e bigode grisalhos, temos que admitir, não é para qualquer um.
 

Mesmo um look clássico e sem erros como este pode ser personalizado, seja enrolando a barra da calça ou usando um lenço de poás no bolso da jaqueta.
 

Outro exemplo da mania atual por poás. Aqui é apenas a gravata que transforma o traje de trabalho em algo chic.
 

Se alguém quiser se vestir de maneira ainda mais impecável, sempre haverá o exemplo do gentleman da alta sociedade britânica, que ainda se veste com ternos de três peças (calça, colete e jaqueta). Uma gravata vermelho escarlate fala por tudo.
 

Aliás: diz-se que o gentleman britânico escolhe as cores da suas gravatas com base nas cores da sua faculdade. O lendário alfaiate inglês Edward Sexton, acima, nos faz imaginar se eles ainda levam a tradição a sério. É certo, entretanto, que o lenço saliente e a flor amarela podem ser tudo, menos escolhidos às pressas.

 

Leia mais: Street style de verão, parte 1

 

 

Texto e fotos: Hermano Silva © 2012

  • Marcelle

    Ronnie Wood arrasou!