16/08/2012

Aula de etiqueta com Paul Smith

 

Conhecido pela sua moda sempre contemporânea e irreverente, o estilista inglês Paul Smith é também um dos nomes mais bem-sucedidos da moda inglesa (seu último artifício foi vestir o modelo David Gandy num terno dourado para o encerramento das Olimpíadas). Durante a semana de moda masculina de Londres em junho, ele convidou jornalistas e amigos para um bate-papo com ele e a jornalista Suzy Menkes.

Na ocasião Smith falou sobre o início da sua carreira, quando trabalhava como vendedor em sua própria loja em Nottingham. “Foi onde aprendi tudo: a ter contato com o cliente e a sempre tratá-los bem mesmo se eles não possuíssem dinheiro para comprar algo”. O estilista diz que depois de muitos anos, reencontrou alguns desses clientes em postos de lideranças em grandes empresas e que eles continuam a usar as suas criações.

 

 

“O contato com o cliente é fundamental”, diz. “Eu recebo várias cartas e e-mails de pessoas de todas as idades vindas do mundo todo. Eles não querem me pedir nada, querem apenas conversar, dividir algo”, diz acrescentando que ele faz questão de responder cada correspondência.

 

 

Smith deu ainda sua própria definição para um gentleman. Em depoimento exclusivo a este site ele resumiu:

“Para mim um gentleman é alguém que tem boa postura, boas maneiras e sabe dizer ‘por favor’ e ‘obrigado’. É simples, ele pede ao invés de apenas dizer”.

Este é um bom lembrete numa era em que muitos negligenciam as noções básicas de etiqueta.

 

Texto e fotos: Hermano Silva © 2012

  • Marcelle Silva

    Ele resumiu bem o que é ser um cavalheiro.
    Fotos ótimas!

  • paulo

    mais uma aula de sucesso!